A LEI DO MENOR ESFORÇO




"A inteligência da natureza funciona com o menor esforço... com despreocupação, harmonia e amor. E quando aproveitamos as forças da harmonia, alegria e amor, nós criamos sucesso e boa fortuna com facilidade e sem esforço." - Deepak Chopra

Há certo tempo que não escrevo não é verdade? Mas a falta de disponibilidade tem uma explicação, na verdade passei esse tempo afastado da escrita para reorganizar as ideias e vir com novos conceitos  e opiniões, obviamente sem perder a essência que já me é habitual.

Pois muito bem, o texto de hoje tratará de um assunto que é muito recorrente entre nós terráqueos, a questão da Lei do menor esforço. Uma lei tão comum que já se tornou um hábito entre muitas pessoas.

Queixar-se rotineiramente pela sua condição humana, pela falta de oportunidades, pela situação financeira nada agradável, tudo isso torna a vida estafante.

E o pior não é nem a lástima. A pior situação é acomodar-se com o que já se tornou rotineiro. Ou seja, aquela frase que citei logo acima reflete uma máxima de que podemos conseguir tudo o que quisermos sem esforço algum. Você concorda?

Pessoas que dizem: a mas é tão difícil conseguir isso, a mas eu não consigo fazer aquilo, é tudo tão complicado... Deixam-se levar pelo destino, não são donos dos mesmos.

Pessoas com essas características tendem a serem as mais pessimistas possíveis e principalmente relegam seu fracasso a pessoas e situações, nunca a elas mesmas.

A lei do menor esforço repercute de forma mais abrangente a alguns cidadãos que possuem uma facilidade maior em conseguir lograr êxito de forma mais fácil. As chamadas pessoas que conseguem “ter tudo nas mãos”.

Agora com pessoas que realmente não têm necessidade de projetar seu fracasso nos outros essa lei dificilmente se manifestará já que suas conquistas dependem de muita força de vontade.

 Outro assunto que puxa essa lei é a questão da vitimização, vou apenas citar, pois quero expor em outro texto.

Pessoas que se martirizam a todo instante e que fazem questão de serem chamadas de coitadinhas, dizem a famosa frase: “pobre de mim”.

Se você não se convenceu que essa lei é prejudicial a nossa vida digo os seguintes passos para que você possa praticar a lei do menor esforço:

      1)   Praticar a aceitação - Hoje aceito as pessoas, situações, circunstâncias e eventos tal como ocorrerem. Eu saberei que este momento é como deve ser, porque todo o Universo é como deve ser. Eu não vou lutar contra todo o Universo, lutando contra este momento. A minha aceitação é total e completa. Eu aceito as coisas como são neste momento, não como eu gostaria que fosse.

      2)       Hoje a minha consciência permanecerá Indefesa. Abandonarei a necessidade de defender o meu ponto de vista. Não sinto necessidade de convencer ou persuadir os outros a aceitar o meu ponto de vista. Eu estou aberto a todos os pontos de vista e não ficarei rigidamente ligado a nenhum deles.

Estes são os passos do grande guia espiritual Deepak Chopra. O que ele quer dizer é que você pode não ser dono de suas ações nem de seu próprio ponto de vista, o que para mim não convém.

A lei do menor esforço também se aplica a esse tipo de situação. Agora cabe a nós nos diferenciarmos dos coitadinhos da vida e arregaçar as mangas e partir pro ataque.


Randerson Figueiredo

Sou um entusiasta da escrita, meu objetivo com este blog é divulgar de forma simples e dinâmica filosofia, espiritualidade e psicologia analítica e levar a você, caro leitor, o que há de melhor nestas três esferas de conhecimento.

Um comentário:

  1. éé muito bom, pessoas determinadas nunca deixa para fazer amanha e que pode fazer hoje!!.. parabens pelo blog.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim (Randerson Figueiredo) antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e situações;